sábado, 12 de julho de 2014

Interagindo Filosofia com o discurso em "A revolução dos bichos"

     Uma das cinco competências exigidas para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o domínio das linguagens. Não só a linguagem formal da língua portuguesa, mas também o domínio das linguagens técnico-científica, filosófica e artística.

     Como vimos na terceira série do ensino médio, ao longo do primeiro semestre, no volume 1, do Caderno do aluno, na disciplina de Filosofia, as linguagens estão presentes nos discursos, que foram apresentados nas situações de aprendizagens.

Agente escolar (inspetor) Michel da EE
Orestes F. de Toledo analisando a obra
"A Revolução dos bichos"
    
     Os discursos são uma das características  do ser humano, pois é "o único animal que possui o dom da fala", afirmou o filósofo grego Aristóteles, em sua obra A Política, escrita no século IV a. C.
   
     Por meio do discurso o homem expressa seu senso de justiça ou de injustiça, de bem ou de mal, enfim, o seu discernimento sobre o mundo em que vive, distinguindo-o, assim, dos outros animais.


    
 
      Os tipos de discursos podem ser classificados de modo narrativo e argumentativo. Para ilustrar tal assunto, o inspetor (agente escolar) Michel, da EE Orestes Ferreira de Toledo, em Palmeira d´Oeste, foi convidado para apresentar o livro "A Revolução dos bichos", de George Orwell, de um modo informal, para um grupo de alunos.
 
Inspetor Michel com grupo de alunos
 do 3A EM da EE Orestes F. de Toledo
Junho/2014.
    
 
     Uma forma de demonstrar que o assunto política estudado, de modo filosófico no Caderno do aluno, pode ser abordado de diferentes gêneros, ou seja, de discursos, o inspetor Michel, contou e explicou ao grupo de alunos, como o autor escreveu a conjuntura de época de uma forma metafórica, narrando personagens comum a nossa cultura e, fazendo críticas a hegemonia do sistema político vigente.
 
 
 
 
                                                               

Agente escolar Michel apresentando o
livro A revolução dos bichos". Junho/2014.
     A leitura feita pelo inspetor Michel incentivou os alunos a lerem o livro A revolução dos bichos e associarem a frase do filósofo Antônio Gramsci: "Todos os homens são filósofos". Assim, como há os filósofos especialistas, que utilizam o argumento com todo rigor para o aprofundamento das análises, num discurso filosófico, também os escritores utilizam o discurso narrativo, presente nos mitos e na religião para transmitirem mensagens que contêm questões a serem refletidas de modo crítico.


     Agradecimentos ao inspetor ou agente escolar Michel pela disponibilidade e colaboração. Os alunos aproveitaram muito essa aula interagindo as linguagens filosófica e narrativa. Valeu!

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...