O tema Filosofia e Ciência no volume 2 no ensino de Filosofia da terceira série do ensino médio favorece compartilhar o evento que teve na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os dias 16 a 22 de julho, em Belo Horizonte, que anualmente expõe as novidades dos cientistas brasileiros.
Faixa da 69ª Reunião anual da SBPC na UFMG, julho 2017. |
A Sociedade brasileira para o progresso e a ciência (SBPC) tem como finalidade estimular e reunir os pesquisadores e cientistas das diversas instituições do Brasil a desenvolver tecnologias para o crescimento do país.
A cada ano a entidade realiza uma reunião em uma determinada Universidade pública brasileira, onde são apresentados vários trabalhos científicos que favorecem o aprimoramento da defesa e proteção do Brasil.
Cartaz em stande demonstrando os inventores astrônomos. SBPC, julho 2017. |
Vários cientistas brasileiros desenvolveram e, até hoje, desenvolvem suas pesquisas a partir de elementos fundamentais para proporcionar o bem estar da sociedade.
Tanto as áreas de humanas quanto as áreas de exatas e biomédicas são importantes para os estudos avançados em nosso Brasil.
Na abertura houve homenagens a cientistas da área fármaco, demonstrando o quanto os remédios e as vacinas já fazem parte do cotidiano de nossas vidas, nos proporcionando bem estar e combate a alguma doença.
A temática da 69ª Reunião anual da SBPC abordava inovação e diversidade também.
Houve uma abertura com o coral da UFMG que apresentou músicas de origens étnicas diversas como nosso Brasil Plural.
Após homenagens feitas pela mesa, prosseguiu-se com a programação predeterminada pela comissão organizadora ao longo de toda semana.
Presença de cientistas e convidados na abertura da 69ª Reunião anual da SBPC, na UFMG, em Belo Horizonte, julho 2017. |
No evento desse ano, a SBPC aproveitou para apresentar, não só os inventos científicos, mas também o trabalho dos artesãos e das artesãs de diversas entidades de comunidade do Vale do Jequitinhonha, região mais carente do estado de Minas Gerais, como demonstração de trabalho social ligada a UFMG, valorizando a cultura do povo mineiro.
A participação dos alunos de várias escolas de Belo Horizonte ficou marcante por proporcionar o contato dos jovens estudantes com os cientistas atuais e seus trabalhos acadêmicos, estimulando, assim, novas ideias e possibilidades nas diversas áreas do Conhecimento.
Que os saberes possam acrescentar novidades para o progresso da Ciência incentivando melhorias no meio ambiente e na vida social. Para isso, é necessário que haja repasses do Governo Federal às Universidades para o crescimento constante das pesquisas em andamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário