Com o início do terceiro bimestre deste ano, o conteúdo sobre Filosofia e Ciência fez despertar nos estudantes o interesse sobre a forma de como se produz Conhecimento científico no universo acadêmico.
Foto de alunos premiados em projetos científicos. UFMG, julho 2017. |
A experiência de vários jovens de escolas públicas em projetos científicos tem sido incentivado por programas de universidades públicas, como foi citado no artigo anterior deste blog, ocorrido na UFMG e ilustrado nos campus do evento realizado este ano pela Sociedade Brasileira para o Progresso e a Ciência (SBPC).
Para isso, é necessário distinguir o discurso científico do filosófico como propõe a Situação de aprendizagem 1 do volume 2 da disciplina filosofia da terceira série, e, assim, poder entender o procedimento específico dessas duas áreas.
Como exercício após a leitura dos textos no Caderno do aluno, podemos compreender que ambas as áreas, filosófica e científica, partem da observação de algum problema presente na realidade. No entanto, a observação filosófica parte de uma experiência humana presente na vida de qualquer pessoa, independente de cor, credo, classe social, cultura ou sexo. A experiência é refletida de tal maneira que passa a ter denominações, classificações, conceitos.
Neste sentido, o texto escrito por um filósofo é dissertativo, argumentativo, conceitual, tendo sempre presente um diálogo com outros autores que já mencionaram o assunto, mas não aprofundaram totalmente, em relação a temas universais. O método utilizado é o da dedução, pois parte de premissa no geral para chegar a inferências no particular. Logo, o discurso filosófico tem como característica muito forte a reflexão crítica.
No caso do texto cientifico, a observação parte de uma experiência empírica, ou seja, parte de um fato real em que aconteceu em algum campo (local) específico. Por isso, o método é indutivo, em que o cientista busca comprovar o que observa com experimentos, utilizando instrumentos em seus estudos de casos particulares, faz comparações, elenca dados estatísticos, até chegar a um resultado conclusivo no geral . O discurso também é argumentativo-demonstrativo.
A partir dessa compreensão sobre os diferentes discursos e suas característica, os estudantes das terceiras séries foram desafiados a elaborarem uma revista com temas científicos, mas que apresentasse as diversas linguagens nos artigos e matérias da mesma, seguindo as seguintes orientações para montagem: capa, contra capa, sumário, editorial, artigos, entrevista, propaganda, entretenimento conforme a área cientifica escolhida e, ao final, uma proposta prática para o leitor.
Cada grupo apresentou a sua revista Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver tendo que criar a manchete de um jeito criativo (nada de internet). A proposta envolveu utilizar a linguagem artística, poderia ser fotografia, montagem, desenho, enfim, uma forma que não fosse plágio. No caso de extrair algo da internet teria que apresentar o endereço eletrônico devidamente completo.
Após esse exercício, que envolveu criatividade e interdisciplinaridade na montagem da revista, as Unidades escolares proporcionaram aos jovens uma visita à Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), em Ilha Solteira, onde tiveram um contato dos estudos acadêmicos.
Entrada da UNESP em Ilha Solteira, SP foto tirada em agosto 2015. |
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