segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Filosofando sobre a Ciência

     Com o início do terceiro bimestre deste ano, o conteúdo sobre Filosofia e Ciência fez despertar nos estudantes o interesse sobre a forma de como se produz Conhecimento científico no universo acadêmico.

Foto de alunos premiados em projetos científicos.
 UFMG, julho 2017.
    A experiência de vários jovens de escolas públicas em projetos científicos tem sido incentivado por programas de universidades públicas, como foi citado no artigo anterior deste blog, ocorrido na UFMG e ilustrado nos campus do evento realizado este ano pela Sociedade Brasileira para o Progresso e a Ciência (SBPC).


    Para isso, é necessário distinguir o discurso científico do filosófico como propõe a Situação de aprendizagem 1 do volume 2 da disciplina filosofia da terceira série, e, assim, poder entender o procedimento específico dessas duas áreas.

     Como exercício após a leitura dos textos no Caderno do aluno, podemos compreender que ambas as áreas, filosófica e científica, partem da observação de algum problema presente na realidade. No entanto, a observação filosófica parte de uma experiência humana presente na vida de qualquer pessoa, independente de cor, credo, classe social, cultura ou sexo. A experiência é refletida de tal maneira que passa a ter denominações, classificações, conceitos.
         Neste sentido, o texto escrito por um filósofo é dissertativo, argumentativo, conceitual, tendo sempre presente um diálogo com outros autores que já mencionaram o assunto, mas não aprofundaram totalmente, em relação a temas universais. O método utilizado é o da dedução, pois parte de premissa no geral para chegar a inferências no particular. Logo, o discurso filosófico tem como característica muito forte a reflexão crítica.
        No caso do texto cientifico, a observação parte de uma experiência empírica, ou seja, parte de um fato real em que aconteceu em algum campo (local) específico. Por isso, o método é indutivo, em que o cientista busca comprovar o que observa com experimentos, utilizando instrumentos em seus estudos de casos particulares, faz comparações, elenca dados estatísticos, até chegar a um resultado conclusivo no geral . O discurso também é argumentativo-demonstrativo.


     A partir dessa compreensão sobre os diferentes discursos e suas característica, os estudantes das terceiras séries foram desafiados a elaborarem uma revista com temas científicos, mas que apresentasse as diversas linguagens nos artigos e matérias da mesma, seguindo as seguintes orientações para montagem: capa, contra capa, sumário, editorial, artigos, entrevista, propaganda, entretenimento conforme a área cientifica escolhida e, ao final, uma proposta prática para o leitor.
     Cada grupo apresentou a sua revista Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver   tendo que criar a manchete de um jeito criativo (nada de internet). A proposta envolveu utilizar a linguagem artística, poderia ser fotografia, montagem, desenho, enfim, uma forma que não fosse plágio. No caso de extrair algo da internet teria que apresentar o endereço eletrônico devidamente completo.


Alunos da 3A EE Oscar A. da Costa
com a revista sobre Arte, agosto 2017.

Alunos da EE Oscar A. da Costa, 3A,
com a revista sobre Direito, agosto 2017.

Alunos da 3A EE Oscar A. da Costa
com sua revista sobre Economia, agosto 2017.

Alunos da EE Oscar A. da Costa
com sua revista sobre Engenharia, agosto, 2017.

Alunos da 3A EE Oscar A. da Costa
e a elaboração da revista sobre Fisioterapia,
agosto 2017.

Alunos da EE. Oscar Antônio da Costa,
3A, com sua revista sobre História,
agosto, 2017.



























     Após esse exercício, que envolveu criatividade e interdisciplinaridade na montagem da revista, as Unidades escolares proporcionaram aos jovens uma visita à Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), em Ilha Solteira, onde tiveram um contato dos estudos acadêmicos.


Entrada da UNESP em Ilha Solteira, SP
foto tirada em agosto 2015.

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...