segunda-feira, 16 de junho de 2014

TEXTO SOBRE DIREITOS

    A aluna Bruna Sayuri Sugiyama, 3 A do ensino médio, da EE. Orestes Ferreira de Toledo, elaborou um pequeno artigo sobre os direitos do cidadão, apresentando um resumo do conteúdo estudado neste segundo bimestre, cujo título é "Direitos conquistados para a garantia do cidadão".
     Transcrevo o texto produzido como uma das redações feitas durante os exercícios de reflexão em aula.

                                 "Direitos conquistados para a garantia do cidadão

     O primeiro direito [almejado] pelo ser humano foi o direito civil, na Inglaterra, no século XVII. Os principais filósofos que contribuíram foram: John Locke, defendera direito à vida, à liberdade e à propriedade. [Mais tarde,] Voltaire, dizendo que 'todos somos iguais perante a lei' e, Jean-Jacques Rousseau: '...a igualdade só fazeria sentido se baseada na liberdade'.
     Essa necessidade de direitos ocorreu porque, antes disso, o ser humano vivia em uma situação precária, principalmente, trabalhadores (escravos, operários).
     Outro fator que influenciou, também, foi a desigualdade [em relação] às mulheres e os estrangeiros  que não tinham direitos [...]. [Com o tempo], quatro direitos foram criados: direito civil, direito social, direito político e direito humano. O último foi criado após a Segunda Guerra Mundial pela Organização das Nações Unidas (ONU).
      O direito político é quando envolve poder, eleição, [participação] em protestos etc.
     O direito social garante as necessidades básicas como: educação, saúde, moradia, alimentação, transporte.
     O direito civil é o de [poder] escolher seu trabalho; direito de ir e vir, o que [reconhece] quem é cidadão perante a lei, e, os direitos humanos inclui os três direitos acima."
Aluna Bruna (lado direito) apresentando
trabalho com a colega Camila, 3A,
EE. Orestes F. de Toledo, 2014.
     A estudante Bruna, de nacionalidade japonesa, que está no Brasil uns quatro anos, demonstrou que domina a língua portuguesa e demonstra sempre vontade de aprimorar-se cada vez mais, comprometendo-se com os estudos e participação na vida escolar. Parabéns!

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...