terça-feira, 18 de agosto de 2009

Como elaborar trabalho escolar

Todo trabalho de pesquisa é um produto do saber, um registro do aprendizado, por isso, é considerado um documento escolar. A estética (apresentação) conta muito ao entregá-lo ao professor. Aqui serão expostas algumas orientações importantes para o trabalho escolar, a saber:
CAPA: É o revestimento externo que protege o conteúdo e parte obrigatória da pesquisa feita a ser apresentada. Deve conter informações: Título da Instituição de Ensino (nome da escola), Curso, Disciplina, Nome do professor e do aluno com seu número e série, Título do trabalho, data de entrega.
ÍNDICE: Folha em que apresenta uma lista dos assuntos, colocando o número das páginas já escritas.
INTRODUÇÃO: É a parte em que o(s) autor(es) apresenta(m) o objetivo pelo qual o trabalho foi escrito, como foi feita a pesquisa e qual a importância do mesmo.
DESENVOLVIMENTO: Essa parte é o assunto propriamente pesquisado, escrito com palavras acessíveis aos leitores feita pelo aluno-pesquisador.
Nessa parte, apresenta-se o que é o assunto, coloca-se o contexto de época de quem são (ou foram) os autores que desenvolveram o assunto, descreve-se dados, obras, os problemas abordados, cita-se exemplos e a conclusão dos autores pesquisados.
CONCLUSÃO: É o texto propriamente inédito, onde o aluno-pesquisador, após uma rápida resumida do foi dito no desenvolvimento, expõe o que entendeu, qual a importância do tema pesquisado comparando com problemas da realidade atual, acrescentado uma nova proposta ou confirmando as teses apresentadas.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: É a lista dos livros, artigos, periódicos (revistas e/ou jornais) ou sites consultados para a pesquisa antes do trabalho elaborado. Essa lista demonstra com quais autores o aluno-pesquisador dialogou para elaborar seu trabalho escolar. Como esses autores têm seus direitos autorais garantidos, toda citação deve ser apresentada no final do trabalho que será entregue. Para isso, existe uma regra, um padrão internacional a ser seguido, como é apresentado a seguir:
- Se for Enciclopédia: TÍTULO DA ENCICLOPÉDIA. Local/cidade: Editora, ano de publicação. Volume(s), página(s).
- Se for de livro: SOBRENOME, Nome [do autor do livro]. Título. Local/cidade: Editora, ano de publicação, página(s).
- Se for artigo de revista: SOBRENOME, Nome [do autor do artigo]. Título do artigo. Título do periódico [pode ser abreviado ou não], Local: Editora, número do volume, número do fascículo, página inicial-página final, mês e ano.
- Se for artigo de jornal: SOBRENOME, Nome[autor do artigo].Título do artigo. Título do jornal, local de publicação, dia, mês e ano. Número ou título do caderno, seção ou suplemento, página inicial-final.
- Se for págians da Internet: Nome da instituição. Título do serviço ou produto. Disponível em [enderço eletrônico]. Acesso em: [data de acesso - dia/mês/ano].
Essas são as informações mais simples para quem está na educação básica. Cuidado com o plágio, é crime. Nunca deve-se copiar um texto e entregar em seu nome, por isso, leve a sério todo trabalho de pesquisa.
Elaborar um trabalho é a forma de demonstrar as habilidades e as competências aprendidas no ensino-aprendizagem, é a forma de temos de livre expressão de suas ideias.
A seguir indicações de livros filosóficos para aprofundar seus conhecimentos ou preparar-se melhor para os exames bimestrais e oficiais (Saresp, Enem, Prouni) e para quem quer ler, estudar, refletir.
Os livros abaixo podem ser encontrados nas bibliotecas das escolas estaduais, em bibliotecas municipais, em livrarias e/ou em sites.


Livros de Filosofia:

ARANHA, M. L. de A. e MARTINS, M. Filosofando. São Paulo: Moderna, 1986.
_______. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 1996.
CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia. São Paulo: Atual editora, 2004.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1992.
CHAUÍ, M. e OLIVEIRA. Filosofia e Sociologia. São Paulo: Ática, 2007.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva, 1997.
GALLO, Silvio. Ética e cidadania. Campinas: Papirus, 2001.
JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, D. Dicionário básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
NIELSEN NETO, Henrique. Filosofia básica. São Paulo: Atual editora, 1986.
SÁTIRO, A. e WUENSCH, A. Miriam. Pensando melhor. São Paulo: Saraiva, 1997.
SOUZA, S. M. Ribeiro. Um outro olhar. São Paulo: FTD, 1995.
- Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril cultural, 1996. (vários volumes)
- FREITAS NETO, J. A. de e KARNAL, L. Filosofia. O ensino de Filosofia na escola pública do estado de São Paulo. Volumes I a V. São Paulo: Secretaria de estado daeducação/CENP, 2005.
- GAADER, Jostein. O mundo de Sofia. Romance da história da Filosofia. Sao Paulo: Companhia das letras, 1995.
- NUNES, César Aparecido. Aprendendo Filosofia. Campinas: Papirus, 1987.

Obras filosóficas:

PLATÃO. A república*.
ARISTÓTELES. A Política*.
___________. Ética a Nicômaco*.
MAQUIAVEL. O Príncipe.*
LOCKE. Ensaio sobre o governo*.
ROUSSEAU. Do Contrato Social*.
MARX. Manifesto Comunista*. E muitos outras.

* são obras traduzidas por várias editoras, por exemplo, Coleção Nova Cultural, Abril, Escala e Coleção Martin Clariet.

Sites para pesquisas além das conhecidas:
http://www.dominiopublico.gov.br/
http://www.educarede.org.br/
http://www.mundodosfilosofos.com.br/
http://www.pensadores.com.br/
http://www.portaldefilosofia.com.br/
http://www.cade.com.br/

Ainda há nas bancas Revista:

- Ciência e Vida/Filosofia" e "Prática e Conhecimento"/Filosofia com artigo de filósofos atuais.

Desejo a todos boa leitura e boa elaboração nos próximos trabalhos.

Prof. Terezinha.

sábado, 15 de agosto de 2009

Dia do estudante e os dez mandamentos do bom estudante

O dia 11 de agosto é considerado o dia do estudante tendo como patrono o filósofo Alberto Magno (1200-1280). Este foi filósofo do período medieval e o primeiro padre dominicano a ganhar notoriedade como filósofo e teólogo, pois ele procurou adaptar as teorias aristotélicas à filosofia cristã e recuperar a investigação dos estudos científicos do mestre ateniense.
Alberto Magno deu início ao período escolástico que será aprofundado por seu discípulo Tomás de Aquino buscando, assim, a distinção entre as ciências e a especulação filosófica das ciências experimentais, diferenciando fé e razão.
Ser estudante é ser amante da verdade, por isso estudar exige disciplina, concentração no objeto de estudo, argumentação adequada ao que se quer dizer. Por isso, para lembrar algumas regras do bom estudante nada como seguir alguns mandamentos, como:
OS DEZ MANDAMENTOS DO BOM ESTUDANTE
1. AME O ESTUDO, QUE É PARA O SEU PRÓPRIO BEM.
2. SEJA DISCIPLINADO E TENHA DISPOSIÇÃO PARA APRENDER.
3. OUÇA COM ATENÇÃO A EXPLICAÇÃO DO(S) PROFESSOR(ES).
4. PERGUNTE SEMPRE QUE TIVER DÚVIDA.
5. COLABORE COM O BOM ANDAMENTO DA AULA.
6. SEJA OBEDIENTE AO COMANDO DO PROFESSOR.
7. PRATIQUE OS EXERCÍCIOS EM AULA E EM CASA.
8. MONTE SEU HORÁRIO DE ESTUDO.
9. COMPROMETA-SE COM O SEU APRENDIZADO.
10.LEIA SEMPRE PARA APROFUNDAR SEUS CONHECIMENTOS.
e assim, terá sucesso.

Dia do estudante e os dez mandamentos do bom estudante

O dia 11 de agosto é considerado o dia do estudante, que tem como patrono o filósofo Alberto Magno (1200-1280). Este, por ter sido filósofo do período medieval, em que a Igreja Católica detinha o saber em seus mosteiros, após sua canonização ficou conhecido como Santo Alberto Magno.

Ser estudante naquele período era investigar as coisas da existência pela razão, por isso Alberto Magno foi quem mais desenvolveu a distinção entre as ciências e a especulação filosófica, retomando a filosofia aristotélica dando início a era escolástica. Foi o primeiro dominicano a ganhar notoriedade como filósofo e teólogo, pois procurou adaptar as teorias de Aristóteles à filosofia cristã e recuperar os estudos científicos do mestre ateniense que será aprofundado por Tomás de Aquino.

Amante da verdade é a característica do bom estudante, por isso seria importante lembrar de algumas regras para que aqueles que querem progredir em seus estudos. Assim, os mandamentos do bom estudante pode ajudar.

OS DEZ MANDAMENTOS DO BOM ESTUDANTE

1. AME O ESTUDO QUE É PARA O SEU BEM.

2. SEJA DISCIPLINADO(A) E TENHA DISPOSIÇÃO PARA APRENDER.

3. OUÇA COM ATENÇÃO O(S) PROFESSOR(ES).

4. PERGUNTE SEMPRE QUE TIVER DÚVIDA.

5. COLABORE COM O ANDAMENTO DA AULA.

6. SEJA OBEDIENTE AO COMANDO DO PROFESSOR.

7. PRATIQUE OS EXERCÍCIOS EM SALA E EM CASA.

8. COMPROMETA-SE COM O SEU APRENDIZADO.

9. MONTE HORÁRIO DE ESTUDO COM SEUS COLEGAS.

10. LEIA SEMPRE PARA APROFUNDAR SEU APRENDIZADO.

Meus conhecimentos do primeiro semestre de Filosofia

Auto-avaliação de Leandro J. Rodrigues, aluno da primeira série B do ensino médio, da EE. Oscar Antônio da Costa, em São Francisco-SP.
"Para mim, o primeiro bimestre de Filosofia foi o que mais me chamou a atenção, pois tivemos uma introdução do que é filosofia e sua divisão no tempo.
A filosofia é dividida em quatro fases, a Filosofia Antiga, Filosofia Medieval, Filosofia Moderna e Filosofia Contemporânea.
A filosofia antiga tinha preocupação com a origem da natureza, é dividida em três fases: pré-socrática, socrática (com Sócrates, Platão e Aristóteles) e o período pós-socrático. A filosofia antiga é desenvolvida na Grécia, principalmente em Atenas. Sócrates é considerado o mestre da Filosofia, disseminava suas ideias através do diálogo com o povo.
A filosofia medieval tinha preocupação com a fé e a razão. Os principais filósofos foram Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino.
Na filosofia moderna surge as ciências empíricas e os filósofos atuantes são John Locke, Kant etc. E a filosofia contemporânea envolve os problemas da sociedade atual tais como miséria, guerra, etc.
Vimos que as teorias de J. Locke e Kant sobre a origem de nossos conhecimentos, onde um filósofo dialogava com o outro. Os conceitos como ética, metafísica, lógica, estética, política e história da filosofia. Estudamos sobre dedução e indução, onde dedução parte da experiência geral para conclusões particulares e indução vice-versa.
É muito difícil resumir o que aprendemos durante os nossos seis primeiro meses no estudo de Filosofia por ser uma área muito complexa e rica. Espero aprender muito mais durante a minha jornada escolar no ensino médio."
Parabéns, Leandro. você conseguiu resumir de modo sucinto os conteúdos do primeiro semestre. Ao retornar as aulas possamos continuar enriquecendo nossas reflexões intelectuais.

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...