sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A liberdade entre o determinismo

    A aluna Dienifer Araújo Silvestre, da terceira série do ensino médio B, noturno, da EE. Oscar Antônio da Costa, em São Francisco-SP, produziu um texto da atividade pedida do Caderno do aluno, volume 3, página 22-23 na última aula da noite (22:15), em uma segunda-feira, após leitura e explicação, com uma reflexão ímpar entre tantos textos lidos nesses cinco anos da Proposta Curricular da rede de ensino do estado de São Paulo.
     Parabenizo a Dienifer, que com dedicação, autorizou socializar, neste espaço do blog, seu pequeno texto que apresenta uma solução tão simples e criativa.

     "Ao falar do determinismo parece impossível ter a liberdade, pois se o comportamento humano é determinado, como seria possível agir livremente?
     Mas, entretanto, há, sim, uma solução para isso. Uma solução entre eles seria achar uma liberdade dentro do determinismo, por exemplo, se o comportamento é determinado, que haja, pelo menos, duas opções ou mais de uma escolha, nesta determinação feita.
     Pode-se, por exemplo, citar que se uma professora determina uma redação, deveremos fazê-la sem contrariar. Mas, ainda assim, podemos escolher o título e como conduziremos o texto.
    Assim, dentro da atividade determinada pela professora, temos a liberdade de escolher o título relacionado, também, ao assunto já determinado.
    Colocar a liberdade no meio de uma determinação seria uma possível solução para o dilema entre determinismo e libertarismo."

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...