domingo, 3 de novembro de 2013

Outubro docente

     Outubro é um mês cheio de homenagens. Homenagens a São Francisco, dia 4; às crianças e à padroeira do Brasil, no dia 12; aos professores dia 15; aos médicos dia 18; aos dentistas, 25, além de outras comemorações.
     Geralmente, as escolas aproveitam para homenagear os professores que ganham um dia como "ponto facultativo". E assim, aproveitar para seus assuntos particulares, pois todos sabem que professor não tem hora de almoço, nem tem tempo para a família, principalmente os que têm carga horária dupla e lecionam em mais de uma escola, tendo que sair de uma cidade para outra correndo para cumprir seus horários. Entram no serviço antes do comércio abrir e, muitas vezes, saem o comércio já fechou, sem falar naqueles que ficam os três períodos fora de casa, chegando depois das vinte e três horas.
      Na EE. Oscar Antônio da Costa, dia 14 de outubro, no intervalo do Conselho de Classe e série, os professores tiveram uma surpresa muito saudável, organizada pela equipe gestora, um belo café com sucos, frutas, bolos, pães. O costume do dia a dia é ter só cafezinho e água, e quando muito, "bolacha pedagógica".  Todos ficaram muito felizes com a homenagem e incentivo para iniciar o último bimestre do ano letivo junto aos alunos que enfrentarão, ainda, os exames disciplinares e oficiais.
     Se for fazer uma analogia, professor é como técnico de esporte, não pode desanimar, pois precisa levar a esperança aos meninos e meninas do nosso país; embora, saibamos que a saúde, os desgastes físico e, principalmente, mental nem sempre são levados em conta pela política educacional do nosso país, discursa sobre a qualidade de ensino e despreza a qualidade de vida dos docentes.

Homenagem aos professores, no intervalo do Conselho de classe
da EE. Oscar Antônio da Costa, véspera do dia 15 de outubro, 2013.
 

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...