sábado, 2 de novembro de 2013

Somos iguais

     A atividade da aprendizagem 3 do volume 3 da segunda série do ensino médio em Filosofia, da Proposta curricular "SP faz a escola" propôs um desafio aos jovens após reflexão sobre a humilhação social, racismo e questão de gêneros, pensar em quais outras categorias são excluídas pela sociedade contemporânea.
     A aluna Patrícia Santana, da segunda série A da EE Oscar Antônio da Costa, redigiu um texto inédito, pois citou uma categoria pouco lembrada em nossa sociedade. Leia e clique logo abaixo se achou legal, engraçado ou interessante.
    
     "Atualmente, em nossa sociedade os anões sofrem muito preconceito; são excluídos da sociedade no Brasil. Sofrem para arrumar emprego, se locomover, fazer atividades, muitas vezes, dentro de sua própria residência. São discriminados por seu tamanho, por serem pequenos demais, sofrendo violências, xingamentos, entre outros problemas.
     Os anões traçam uma luta diária e constante para serem reconhecidos como pessoas normais na sociedade, para que sejam aceitos, buscando espaço no mercado de trabalho e igualdade social.
     Acredito que o que pode ser feito para superar essas diferenças são modificações como carros adaptados para eles, banheiros público destinados a anões, móveis e utensílios especiais, e, palestras, manifestações pra conscientizar as pessoas de que somos todos iguais, com mesmos direitos, apesar de nossas diferenças.
     As pessoas com nanismo devem ser tratadas como qualquer pessoa de tamanho normal. Devemos ser éticos [...] para aceitar as diferenças da sociedade e ajudar ..."
 
   (A atividade apresentada faz parte dos exercícios de produção de textos da página 18 do volume 3 da disciplina de Filosofia)

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...