quinta-feira, 19 de maio de 2016

Democracia científica

     Em 2015, o Legislativo em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e do Conselho nacional de secretários da Educação (Consed) e com o apoio das secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, abriu o oitavo concurso "Jovem senador" para todas as escolas públicas brasileiras, podendo participar todos os alunos do ensino médio com um texto dissertativo.
     O objetivo desse concurso do Senado Federal é aprimorar a sua representatividade, na construção da democracia. Por isso, as melhores redações dos jovens que ganham o concurso, passam a ser publicadas e os jovens, cada um de um estado da nação mais o Distrito Federal, são convidados a acompanharem o Senado, em Brasília.
     O tema do ano passado foi "Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais". Os 27 alunos do concurso tiveram publicados suas redações num livreto e pode ser conferido no site do projeto - www.senado.gov.br/jovemsenador

     A redação selecionada em primeiro lugar foi a da aluna  Mariana Souto Pimenta, da EE Dulce Ferreira de Souza, do município de Passos-MG, intitulada "Democracia científica" descrita a seguir.

     "Aristóteles disse: 'a ciência mais imperativa e predominante sobre tudo é a ciência política'. Para um cidadão preocupado com o meio onde vive, ter participação em tal ciência é indispensável. Entretanto, para muitos ainda são obscuros os modos de fazer diferença na política.
     Para a maior parte da população brasileira, a participação política se resume ao voto. As condições atuais exigem que essa participação seja abrangente. É preciso acompanhar as ações dos representantes escolhidos, mas não somente em nível nacional. Os Conselhos Municipais são um exemplo de como as mudanças podem começar em um lugar mais próximo. Eles apresentam a possibilidade dos habitantes participarem mais efetivamente das discussões e decisões.
     Apesar das redes sociais serem grandes destaques ao se tratar de manifestações, na maioria das vezes, elas desmotivam ações no mundo real. O simples fato de 'curtir' ou 'compartilhar' uma foto gera uma falsa sensação de satisfação pessoal, como se o usuário já tivesse cumprido seu papel.
     Outras vezes, a insatisfação do povo acaba gerando protestos. Sair às ruas é direito de todos e consegue ser um modo eficiente para pressionar o governo a atender as necessidades sociais. Mas o que vemos é que a maioria não compreende os fenômenos políticos e econômicos que são a origem de tal insatisfação pública. Isso cria uma massa que insiste em lutar sem saber sequer os motivos ou as soluções.
     Portanto, fica evidente que existem vários modos de se fazer presente politicamente e somente aqueles que se interessam fazem bom uso desses meios. A situação atual do Brasil deve servir como incentivo para que as pessoas assumam um compromisso maior e tenham um amadurecimento político. Para isso, é necessário buscar informações em mídias alternativas, tendo visões de lados diferentes e sabendo interpretá-las."

      Parabéns, Mariana. Que outros jovens tenham sua redação como referência.

     Para este ano de 2016, o nono concurso do Senado Federal, terá como tema "Esporte, educação e inclusão". A inscrição das escolas  para entregar nas Diretorias de ensino vai até julho, depois para as Secretaria de Educação e de lá selecionará algumas para encaminhar ao Senado Federal. Quem interessar corra, dê uma olhada no site citado acima.

Cartaz do 9 Concurso do Jovem senador 2016.

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...