terça-feira, 29 de novembro de 2016

Café filosófico na EE João Rodrigues Fernandes





No dia 17 de novembro do corrente ano,o prof. Ricardo da Costa Pires, da EE. João Rodrigues Fernandes, e professores da Unidade escolar, realizou com os alunos da terceira série do ensino médio um Café filosófico, tendo como tema do projeto "Qual a cor do seu preconceito?"








Professores: Alexandre, Ricardo,
Terezinha e Sandra em Café filosófico
na EE João Rodrigues Fernandes. Nov 2016

     Para o evento o professor responsável, Ricardo Pires, convidou os professores de Filosofia Alexandre, da EE. Dom Arthur e da EE Juvenal (Jales), e, Maria Terezinha, da EE Orestes Ferreira de Toledo (em Palmeira D´Oeste) e EE. Oscar Antônio da Costa (em São Francisco), e a professora coordenadora pedagógica da Diretoria de Ensino de Jales-SP, Sandra Regina, que refletiram sobre o racismo não só para os alunos da Unidade escolar EE João Rodrigues Fernandes, mas também, para as terceiras séries da EE. Maria Pereira B. de Benetoli, situadas no município de Auriflama, noroeste paulista.




Café filosófico na EE João Rodrigues Fernandes
Novembro 2016
    
    Após boas vindas e apresentações de todos os presentes, o professor Ricardo iniciou sua fala com dados estatísticos da realidade brasileira quanto a descendência afro em nosso país, como taxa de desemprego, taxa de analfabetismo, de mortes entre os jovens, da população considerada negra no Brasil em geral.





     Logo depois a palavra passou para a professora de Filosofia Maria Terezinha Corrêa que discursou sobre "O racismo, um drama filosófico", citando exemplos de como o racismo está presente no cotidiano. Para a reflexão trouxe autores como Otávio Ianni, Jair Batista e outros, considerando o quanto a resistência e ações afirmativas são reconhecidas e baseadas, após conquistas, por leis que defendem os direitos da população minoritária em nosso Brasil.

    O professor Alexandre fundamentou sua fala em Michel Foucault salientando a questão do biopoder que legitima a hegemonia do Estado sobre os grupos sociais discriminados ao longo de séculos de História da humanidade.

Prof. Terezinha recebendo o certificado
de participação no Café filosófico.
Novembro 2016








Entrega de certificado para o Prof. Alexandre
Novembro de 2016



Alunos da EE João Rodrigues Fernandes
no Café Filosófico em confraternização.
Novembro 2016.
 




















   Depois da exposição houve o momento de confraternização, entrega de certificado e apresentações étnicas nas salas e no pátio, como o Navio negreiro.
   O projeto "Qual a cor do seu preconceito" demonstra que é importante abrir espaço para a conscientização de toda a escola de um modo não folclórico, mas reflexivo criando ações afirmativas na comunidade.








     Neste sentido, a professora Terezinha, também citou livros sobre os quilombos e outros de Antropologia, como O povo brasileiro, de Darci Ribeiro, além de doar à biblioteca da escola uma publicação sobre os ribeirinhos do Amazonas, intitulado "Princesa do Madeira. Os festejos entre populações ribeirinhas de Humaitá-AM", contribuindo, assim, para o enriquecimento pluriétnico de nossa história brasileira.
     Registro aqui meus agradecimento pelo convite em participar de tão nobre ação junto aos estudantes da EE João Rodrigues Fernandes que estiveram de modo exemplar atentos. Parabenizo a toda equipe gestora, professores e funcionários pela recepção.
Doação do livro Princesa do Madeira
para a EE Joao Rodrigues Fernandes
Auriflama-SP. Novembro 2016

Mural étnico racial na EE João Rodrigues
Fernandes em Auriflama-SP. Nov 2016


Porta de entrada para exposição
étnico-racial na EE João Rodrigues
Fernandes, em Auriflama-SP
Novembro 2016


Exposição de boneca africana Abayomi
EE João Rodrigues Fernandes, em Auriflama


Apresentação do Navio negreiro pelos
alunos da EE João Rodrigues Fernandes
Novembro 2016.





Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...