quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Redação sobre o esporte, a educação e a inclusão

     Neste ano de 2016, entre tantos eventos ocorridos no Brasil, as Olimpíadas (em agosto) e as Paralimpíadas (em setembro), na cidade do Rio de Janeiro, foram um sucesso. Quanta demonstração de superação de nossos atletas! Todos estão de parabéns pelas medalhas recebidas e empenho demonstrado, mesmo que não tenha recebido o medalhão. Cada esporte foi um show a parte. Sem falar que tanto a abertura quanto o encerramento deixou o mundo maravilhado, o que permitiu "plantar" a ideia de que esporte e meio ambiente podem andar juntos.

     Antecedendo o evento, o Senado brasileiro havia aberto um concurso de redação, que acontece todos os anos para os alunos das escolas públicas do país. A aluna Gabriela Taynara Andrade da Silva, da terceira série A, da Escola Estadual Orestes Ferreira de Toledo, situado em Palmeira dp Oeste-SP, dentre tantos alunos do ensino médio, foi selecionada para enviar seu texto para a Secretaria de Educação do estado de São Paulo e concorrer com tantos outros alunos em Brasília. Embora não tenha sido completada entre os vinte e sete alunos brasileiros fica aqui registrado sua produção, demonstrando seu esforço na competência leitora e habilidade escritora desenvolvidas ao longo do seu curso do ensino médio, que foi bem acompanhada pela professora de português Isabel Cristina, da mesma unidade escolar.

     " Esporte: superação e vitória


     A teoria da interação mente-corpo proposta pelo filósofo René Descartes mostra que ambos interagem em um único ponto localizado no cérebro. De acordo com esse pensamento o esporte aprimora tanto o físico quanto o intelecto, sendo um meio de transformação e superação na vida de muitas pessoas.
     Há quem diz [diga] que a origem dos esportes data desde a era dos povos primitivos, pois para sobreviverem precisavam correr, pular, saltar, nadar entre outras atividades. No decorrer da história as civilizações buscaram[,] no esporte[,] uma forma de manter o corpo e a mente saudáveis, entretenimento, além de formação ética através da consciência de direitos e deveres com disciplina e determinação.
     [...] o esporte é uma importante arma social que contribui para o equilíbrio emocional desenvolvendo a autoestima e autoconfiança. Ademais, visa aproximar os povos eliminando as barreiras geográficas e étnicas numa confraternização mundial como acontece a cada quatro anos com a realização das Olimpíadas.
     Vale ainda lembrar que atividades esportivas são fortes aliadas na inclusão social, que encaminha para os princípios da honestidade, do respeito, livrando crianças e jovens dos vícios, criminalidade e pobreza. desse modo, a prática esportiva elimina todas as barreiras e supera expectativas, sendo um poderoso instrumento de educação para a cidadania.
      Portanto é necessário investir na evolução do desporto nas escolas, nos bairros e em todos os lugares. É imprescindível assim, aliar os esportes à rotina e permitir que crianças, jovens, adultos e idosos se sintam participantes da sociedade e desenvolvam habilidades fundamentais para o desenvolvimento físico, psicológico e educacional através de projetos, campanhas que visem o reconhecimento do esporte como canal de socialização positiva e inclusão social.

Parabéns, Gabriela pela iniciativa em participar. É escrevendo que vai aprendendo a aprimorar suas ideias. Sucesso em sua vida.

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...