segunda-feira, 25 de março de 2019

Professores de Filosofia em ação

     Desde que a Filosofia retornou ao currículo escolar do ensino médio após a redemocratização no Brasil, principalmente com a Lei e Diretrizes de Base da Educação Nacional (LDBEN) de nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, Artigo 36, as universidades têm investido mais na formação de professores de Filosofia ao longo das últimas décadas, oferecendo não só o bacharelado, mas também a licenciatura plena em Filosofia.
     
     Professores de Filosofia de vários estados da União participam, todos os anos, de atribuições de aulas nas escolas públicas de suas regiões, orientados pelas Diretorias de Ensino, que por sua vez, seguem as recomendações das Secretarias de Educação do Estado que são supervisionadas pelo Ministério da Educação (MEC), oferecendo, assim uma demanda pedagógica na educação nacional.
Professores e estudantes de Filosofia na ANPOF com
o filósofo Renato Janine. UFS, Aracaju, 2016.
     Com a importância da disciplina de Filosofia em todas as escolas do Brasil a partir da obrigatoriedade estabelecida em 2008, a Associação Nacional de Pós-graduação de Filosofia (ANPOF) passou, também, a oferecer o ANPOF-Ensino médio proporcionando aos professores ativos nas redes de ensino de participarem dos eventos acadêmicos nacionais, capacitando-se e trocando experiências com os demais colegas de profissão.
   
     A partir das trocas de experiências e reflexões feitas sobre a importância da disciplina de Filosofia no Ensino médio e da necessidade de capacitação pedagógica mais intensificada os departamentos de Filosofia e de Educação das universidades federais passaram a oferecer cursos de pós-graduação aos professores de Filosofia que, de uma certa forma, estão distante dos centros acadêmicos, favorecendo oportunidades para mestrado profissional, especialização, doutorado, bem como, evolução na carreira.
Professores de Filosofia do Estado de São Paulo em curso de
especialização na UFSCar, S. Carlos-SP, 2018.
     Apesar da correria de estar lecionando em várias escolas e ter que dar conta das leituras, produção de textos, atividades nos fóruns, reuniões pedagógicas, fechamentos de bimestres e, passar, também, por avaliações, professores de Filosofia estão sempre em ação. As dúvidas referente a Base Curricular Comum Nacional não tem impedido o desempenho dos profissionais da área, mesmo porque as mudanças não desanimam a categoria.

   A troca de ideias e experiências pedagógicas tornaram-se enriquecedores para a disciplina de Filosofia, ocasionando a necessidade de professores publicarem sua didática, como exemplo do Prof. Marcus Alexandre, de São José do Rio Preto-SP que lançou em livro seu trabalho de conclusão de curso Do lúdico ao crítico e também Filosofia política para iniciantes. A venda está sendo pela Amazon.com e o preço bem acessível a todos.
Livros pedagógicos de Filosofia
do Prof. Marcus Alexandre, lançado
em 2019 pela Amazon.com 
     Há outros trabalhos de Filosofia, referente ao trato pedagógico, sendo lançados para aprofundar, diversificar e tornar a disciplina de Filosofia significativa para nossos jovens estudantes. Por isso, devemos, cada vez mais, professores registrarem suas atividades, trocar experiências, participarem de eventos acadêmicos, cursos e, assim, produzirem em forma de e-book ou de livros materiais didáticos acessíveis a todos que se interessam por uma educação de qualidade, permitindo aos professores de Filosofia estarem sempre em ação.

     Portanto, jovens, pais, especialistas, professores em ação interessados em descobrir ideias inovadoras do Pensar acessem a Amazon. para adquirirem novas formas de refletir e boa leitura.



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De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

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