domingo, 20 de outubro de 2013

Cidadania e Saúde.



     Com a homenagem ao dia do médico, aproveito o espaço do blog para apresentar que a preocupação com a saúde sempre esteve presente no currículo da educação escolar. Por isso, a parceria entre escola e Posto de Saúde tem sido de prevenção junto as crianças e adolescentes, em geral, nas escolas públicas, devido o aumento de casos da doença da Dengue e da Leishmaniose no município e região.
 
     Na EE. Oscar Antônio da Costa, em São Francisco, no bimestre passado, a equipe do Posto de Saúde fez uma palestra com os educandos, alertando para o cuidado com a limpeza nos quintais de casa, por causa da proliferação do mosquito transmissor da Dengue e, também, do mosquito palha, que tem causado a Leishmaniose.
 
A enfermeira Gilvani e equipe do Posto
de Saúde de São Francisco, em palestra
com alunos da EE. Oscar A. da Costa, 2013.
 

     O entulho, as folhas secas, os pneus vazios, vasos de plantas, terrenos baldios, calhas, os sacos plásticos jogados, a caixa d´água aberta ou os recipientes que contenham água parada têm sido uma preocupação constante para os agentes de saúde que cuidam da área sanitária. Por isso, o alerta foi para todos, inclusive, professores e funcionários que participaram, durante a manhã, no pátio da Unidade escolar, envolvendo, assim, toda a Comunidade escolar.

     Fica aqui o convite para todos colaborarem com a saúde pública, cuidando melhor de suas casas, principalmente, os quintais; e, observando, também, terrenos vizinhos que estejam fechados por muito tempo. Afinal, "pensar bem para bem viver" é o lema do nosso projeto "Filosofia em ação".

 
Alunos da EE. Oscar Antônio da Costa
ouvindo palestra sobre como prevenir
a dengue e Leishmaniose; 2013.


 



Enfermeira Gilvani e equipe do Posto de
Saúde de São Francisco em palestra
na EE. Oscar Antônio da Costa; 2013.






 
 

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Filósofo Mário Cortella na Unifev em homenagem aos educadores

Filósofo Mário S. Cortella
     Antecipando a homenagem aos professores, a Unifev, situada no município de Votuporanga-SP, realizou o IV Encontro de Educação, no dia dez de setembro do corrente ano, e proporcionou uma palestra com o filófoso Prof. Dr. Mário Sérgio Cortella, que há trinta e sete anos é docente na PUC de São Paulo.

     O filósofo Cortella apresentou em sua palestra, de modo bem descontraído, uma homenagem à centenas de docentes que vieram de vários municípios da região noroeste paulista, tendo presente as professoras coordenadoras  da Diretoria de Ensino de Jales, bem como, a coordenadora da EE. Oscar Antonio da Costa, juntamente com alguns professores como profa. Rafaelle, de português e profa. Terezinha, de Filosofia e Sociologia.
    

Ao centro coordenadora Simara
com as professoras Terezinha e
Rafaelle, na Unifev, 2013.
Plateia de docentes na Unifev
setembro 2013

  
    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
    Em sua fala, abordou a importância do educador e de sua prática pedagógica no cotidiano escolar; distinguiu o "antigo" do velho", pois aquilo que é antigo tem algo de verdade que permanece ao longo dos tempos, porém, o que é velho é obsoleto, ultrapassado, sendo necessário ser substituído, refletindo, assim, algumas práticas pedagógicas contemporâneas que devem levar em consideração as novas tecnologia entre outros fatores.
    
  
PCOP Sandra, Prof. Terezinha e diretora
do Núcleo Pedagógico, Paula -
Diretoria de Ensino de Jales, set2013.










 
 
     Na palestra do filósofo, que  teve duração de uma hora e meia, aproximadamente, após um delicioso coffeebreakfast, também foi refletido sobre a importância de rever atitudes, e, não esperar resultados novos fazendo sempre as mesmas coisas.

     Mário Cortella lembrou com ênfase o saudoso pernambucano Paulo Freire, (que foi seu orientador no doutorado) patrono da Educação Brasileira, com maior título recebido até hoje, no Brasil. Destacou-lhe a virtude da humildade e seu caráter como educador, mesmo tendo sido formado em Direito e ter sido exilado no tempo da ditadura militar. Sua pedagogia até hoje é uma referência mundial.
 
 
Filósofo Mário Cortella autografando
um de seus livros pós palestra, na Unifev.
 Set/2013.
    Além de todos os participantes terem recebido uma lembrança antecipada pelo dia do professor, também, tiveram a oportunidadede comprar livros e autografá-los com o autor, após a palestra.
     O fato do Prof. Dr. Mário Sérgio Cortella estar presente na região noroeste paulista demonstrou o quanto é significativo pensar bem para bem viver, como este blog deseja continuar refletindo entre todos que o visitam e, que a Filosofia está ao alcance de todos.
 
 
   
 

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O Poder Executivo em sala de aula

     Os alunos da 1a. série C da EE. Orestes Ferreira de Toledo, situada em Palmeira d´Oeste, município do interior do estado de São Paulo, receberam, em sala de aula, numa segunda-feira, à tarde, a presença do prefeito Sr. Luciano Angelo Esparapani e seu vice, Sr. Reinaldo, que tiveram a missão de explanar a função do Poder Executivo.
Prefeito Sr. Luciano Esparapani (à esquerda)
e Vice-prefeito, Sr. Reinaldo, de Palmeira
d`Oeste, outubro de 2013.

 
                                                   

     Após apresentação da função de administrador ou gestor da Prefeitura em gerenciar problemas, folha de pagamento, recursos/verbas tanto estadual quanto federal, os jovens estudantes, timidamente, fizeram perguntas querendo saber sobre as providências quanto as estradas rurais, transporte, posto de saúde, campo esportivo, enfim, as melhorias para os sitiantes e, também, o distrito de Dalas.

    

     As autoridades, à medida que ouviam as perguntas, foram respondendo, sempre com a preocupação de saber onde e quando ocorreu tal problema, indicando o procedimento correto que a Prefeitura deverá tomar. 
 Ciente das providências a serem tomadas, os alunos entenderam como podemos e devemos exercer a cidadania, com o intuito de contribuir para o bem da coletividade.
 

Alunos da 1a. C do EM da EE Orestes F. de Toledo
e ao fundo o Prefeito Luciano e o vice-prefeito Reinaldo,
 tendo no centro o diretor em exercício, Arnaldo. out/2013.
    O prefeito ao final da palestra deixou uma mensagem para os estudantes, dizendo que também havia estudado na mesma escola, depois foi fazer Direito e, passado alguns anos fora do município, ao voltar formado, foi eleito pela população, o que lhe deu a oportunidade, atualmente, de prestar serviço à comunidade. Por isso, todos devem aproveitar bem os estudos, pois o futuro os espera.
 
Os alunos da 1a. C EM EE Orestes F. de Toledo
e os palestrantes Prefeito e vice-prefeito de
Palmeira d´Oeste, outubro 2013.
 
     Agradecemos a todos pela participação. Todos gostaram da palestra que terá, no final do bimestre uma outra atividade sobre participação política.

Sobre o Poder Legislativo

Vereadores Anderson Pimenta e João Claudino do município
de São Francisco-SP em palestra com alunos da 1A do EM


 

     Os alunos da 1a. série A do ensino médio da Escola Estadual Oscar Antônio da Costa, situada no município de São Francisco-SP, tiveram a presença dos vereadores Anderson Pimenta, atual Presidente da Câmara Municipal de São Francisco, e João Claudino, para uma palestra, cujo tema foi sobre o Poder Legislativo e o papel do vereador, após estudo previsto no Caderno do aluno, volume 3, na disciplina de Filosofia que abordou "O Estado, as leis e os três Poderes".
 
     Os vereadores explicaram como o Poder Legislativo municipal funciona,  e a importância da consciência cidadã em participarem das plenárias na Câmara Municipal para acompanharem o andamento dos Projetos de Lei, para assim, exercerem a democracia, entendendo-se que este órgão tem como uma das funções fiscalizar o Poder Executivo, garantindo, assim, a transparência da atual gestão e de sua responsabilidade fiscal diante dos órgãos públicos e da população. Por isso, todos foram convidados para todas as primeiras e terceiras quintas-feiras do mês, sempre às 20 horas, comparecerem com os seus responsáveis à "Casa do Povo".
   
Exemplar do Jornal de são Francisco editado pela
Câmara Municipal

    Os estudantes tiveram a oportunidade de fazerem perguntas, que foram respondidas diretamente pelos vereadores Pimenta e Claudino sobre as questões levantadas, abordando assuntos importantes sobre as verbas, inscrições em projetos do governo estadual e federal e demais encaminhamentos atuais. Para isso, indicaram, também, o site da Câmara Municipal, a saber: www.camarasaofrancisco.sp.gov.br como forma de acompanhamento das sessões, além do Jornal de São Francisco, editado pela Câmara Municipal que noticia os eventos legislativos.
 

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A liberdade entre o determinismo

    A aluna Dienifer Araújo Silvestre, da terceira série do ensino médio B, noturno, da EE. Oscar Antônio da Costa, em São Francisco-SP, produziu um texto da atividade pedida do Caderno do aluno, volume 3, página 22-23 na última aula da noite (22:15), em uma segunda-feira, após leitura e explicação, com uma reflexão ímpar entre tantos textos lidos nesses cinco anos da Proposta Curricular da rede de ensino do estado de São Paulo.
     Parabenizo a Dienifer, que com dedicação, autorizou socializar, neste espaço do blog, seu pequeno texto que apresenta uma solução tão simples e criativa.

     "Ao falar do determinismo parece impossível ter a liberdade, pois se o comportamento humano é determinado, como seria possível agir livremente?
     Mas, entretanto, há, sim, uma solução para isso. Uma solução entre eles seria achar uma liberdade dentro do determinismo, por exemplo, se o comportamento é determinado, que haja, pelo menos, duas opções ou mais de uma escolha, nesta determinação feita.
     Pode-se, por exemplo, citar que se uma professora determina uma redação, deveremos fazê-la sem contrariar. Mas, ainda assim, podemos escolher o título e como conduziremos o texto.
    Assim, dentro da atividade determinada pela professora, temos a liberdade de escolher o título relacionado, também, ao assunto já determinado.
    Colocar a liberdade no meio de uma determinação seria uma possível solução para o dilema entre determinismo e libertarismo."

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...