quinta-feira, 19 de maio de 2016

Democracia científica

     Em 2015, o Legislativo em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e do Conselho nacional de secretários da Educação (Consed) e com o apoio das secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, abriu o oitavo concurso "Jovem senador" para todas as escolas públicas brasileiras, podendo participar todos os alunos do ensino médio com um texto dissertativo.
     O objetivo desse concurso do Senado Federal é aprimorar a sua representatividade, na construção da democracia. Por isso, as melhores redações dos jovens que ganham o concurso, passam a ser publicadas e os jovens, cada um de um estado da nação mais o Distrito Federal, são convidados a acompanharem o Senado, em Brasília.
     O tema do ano passado foi "Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais". Os 27 alunos do concurso tiveram publicados suas redações num livreto e pode ser conferido no site do projeto - www.senado.gov.br/jovemsenador

     A redação selecionada em primeiro lugar foi a da aluna  Mariana Souto Pimenta, da EE Dulce Ferreira de Souza, do município de Passos-MG, intitulada "Democracia científica" descrita a seguir.

     "Aristóteles disse: 'a ciência mais imperativa e predominante sobre tudo é a ciência política'. Para um cidadão preocupado com o meio onde vive, ter participação em tal ciência é indispensável. Entretanto, para muitos ainda são obscuros os modos de fazer diferença na política.
     Para a maior parte da população brasileira, a participação política se resume ao voto. As condições atuais exigem que essa participação seja abrangente. É preciso acompanhar as ações dos representantes escolhidos, mas não somente em nível nacional. Os Conselhos Municipais são um exemplo de como as mudanças podem começar em um lugar mais próximo. Eles apresentam a possibilidade dos habitantes participarem mais efetivamente das discussões e decisões.
     Apesar das redes sociais serem grandes destaques ao se tratar de manifestações, na maioria das vezes, elas desmotivam ações no mundo real. O simples fato de 'curtir' ou 'compartilhar' uma foto gera uma falsa sensação de satisfação pessoal, como se o usuário já tivesse cumprido seu papel.
     Outras vezes, a insatisfação do povo acaba gerando protestos. Sair às ruas é direito de todos e consegue ser um modo eficiente para pressionar o governo a atender as necessidades sociais. Mas o que vemos é que a maioria não compreende os fenômenos políticos e econômicos que são a origem de tal insatisfação pública. Isso cria uma massa que insiste em lutar sem saber sequer os motivos ou as soluções.
     Portanto, fica evidente que existem vários modos de se fazer presente politicamente e somente aqueles que se interessam fazem bom uso desses meios. A situação atual do Brasil deve servir como incentivo para que as pessoas assumam um compromisso maior e tenham um amadurecimento político. Para isso, é necessário buscar informações em mídias alternativas, tendo visões de lados diferentes e sabendo interpretá-las."

      Parabéns, Mariana. Que outros jovens tenham sua redação como referência.

     Para este ano de 2016, o nono concurso do Senado Federal, terá como tema "Esporte, educação e inclusão". A inscrição das escolas  para entregar nas Diretorias de ensino vai até julho, depois para as Secretaria de Educação e de lá selecionará algumas para encaminhar ao Senado Federal. Quem interessar corra, dê uma olhada no site citado acima.

Cartaz do 9 Concurso do Jovem senador 2016.

Tributo a Monteiro Lobato

     A sala de leitura Lourdes Esquina e o Programa da Escola da Família da EE Oscar Antônio da Costa, em São Francisco-SP, no dia 30 de abril, comemorou o dia do livro (18 de abril) apresentando a biografia e personagens criados pelo nobre autor.
Equipe gestora e universitários do Programa
da Escola da Família da EE Oscar A. da Costa
em abertura do evento. Abril 2016
     Os alunos e os universitários envolvidos vestiram-se com trajes que representavam os personagens criados por Monteiro Lobato, do Sítio do Pica-pau amarelo, apresentando poemas, músicas, obras escritas pelo autor.

Aluno representando a Cuca e os personagens
do Sítio do Pica-pau amarelo. Abril 2016




Alunos cantando música "Emília". Abril 2016

     Após a participação da comunidade escolar participar do tributo ao escritor Monteiro Lobato, todos foram convidados a deliciar-se com algodão doce. Com clima de confraternização, os universitários deram continuidade aos projetos do programa da Escola da Família, marcando, assim, mais uma vez, a parceria com as professoras da sala de leitura e os pais presentes, que prestigiaram o evento.

Equipe do Programa da Escola da Família
EE Oscar Antônio da Costa. Abril 2016.

Ética e cidadania

     Após um bimestre de aulas iniciadas neste ano de 2016, os alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA-EM) e os da segunda série A do ensino médio diurno da escola estadual Oscar Antônio da Costa, situada no município de São Francisco-SP, convidou para uma palestra sobre Ética, a ex-aluna Bruna dos Santos, agora bacharel em Direito.


Bacharel em Direito, Bruna dos Santos, ex-aluna
da EE. Oscar Antônio da Costa, Abril 2016.  

     Um pouco tímida, aceitou o desafio, que a fez preparar um belo trabalho. De modo bem didático, apresentou os conceitos necessários sobre "ética", "cidadania", "direitos" e "deveres", reforçando e esclarecendo os estudos feitos pelos educandos.

A bacharel em Direito, Bruna dos Santos, na EE. Oscar
Antônio da Costa. Abril 2016

    De modo significativo, apresentou slides que ilustraram atitudes éticas e antiéticas em nossa vida cotidiana, refletindo, assim, qual a melhor forma de agirmos com consciência para o bem comum.

   Após os esclarecimentos apresentados, os jovens da 2 série A, foram divididos em pequenos grupos para pesquisarem os documentos brasileiros que tratam, por meio de imperativos categóricos, conforme estudado, também na situação de aprendizagem 4, do volume 1 de Filosofia.



     Os documentos elencados para uma futura apresentação, em forma de seminário, combinados foram: Constituição da República Federativa do Brasil, Código civil, Código Penal, Leis de trânsito, Estatuto do índio, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, Código em defesa do consumidor, entre outros.

     Os grupos teriam que pesquisar o significado do documento, saber o número da lei, data que entrou em vigor, total de artigos, seu objetivo e citar pelo menos três artigos para a classe terem uma ideia do que seja imperativo categórico.

     Assim, os temas estudados nas situações de aprendizagem sobre Ética, Liberdade e Autonomia foram relacionados com a conduta cidadã, associando os conceitos com a prática da vida humana em sociedade.

     Mais uma vez, agradecemos a Bruna pela disponibilidade em ter compartilhado seus conhecimentos jurídicos com os jovens e os adultos dessa Unidade escolar. Parabéns e sucesso!

domingo, 15 de maio de 2016

Gincana cultural

     A Escola Estadual Oscar Antônio da Costa participou ativamente da gincana cultural do município de São Francisco que comemorou seus 58 anos de existência na região noroeste paulista.
     Os desafios foram muitos para alcançar os pontos máximos. Dividida em três equipes de cores: azul, branca e verde, todos trabalharam com empenho, do primeiro ano das séries iniciais até a terceira do ensino médio com o tema paz.
    
Faixa em comemoração aos 58 anos do
município de São Francisco-SP
Maio 2016
Apresentação da diretora Ivonete e
supervisores da Diretoria de Ensino de Jales
Maio 2016.
                
























     Cada equipe teve como desafio: preparar um grito de guerra, cantar uma música com o tema paz, confeccionar material reciclável, apresentar uma miss e um mister coerente com o tema e a cor. Além disso, toda arrecadação feita de material não perecível contaria pontos e tudo seria entregue em prol a Santa Casa de Jales, que atende toda a região e tem passado por dificuldades.


Conjunto de sala feito com pneus e latão
Equipe Azul  Gincana cultural
S. Francisco - Maio 2016

Poço feito com pneus e telha
Equipe Branca. Gincana
cultural S. Francisco Maio 2016

Barco feito de pet Equipe Verde
Gincana cultural S. Francisco Maio 2016
Todas as equipes cantaram e dançaram sob os olhares dos jurados e da população presente na Praça da cidade, em frente a Concha acústica.


O animador do evento, Professor e Secretário da Educação do município de São Francisco, Luciano Giacometi incentivava mais ainda a festa. Cada equipe unia-se para festejar cada apresentação. Muita vibração com os "pompons" feitos de papel crepom.






O prêmio do primeiro lugar estava estipulado para quinhentos reais. O segundo lugar em quatrocentos reais e o terceiro lugar, trezentos reais.


Equipe apresentando dança.
Gincana cultural S. Francisco, Maio 2016

Comunidade escolar na gincana cultural
S. Francisco Maio 2016.
     Mesmo não tendo ganho em primeiro lugar, o grito de guerra da Equipe Verde teve a brilhante ideia de transformar a música "Vingadores" em "Os pacificadores", criando uma letra no ritmo, mas passando uma mensagem de paz, como transcrita a seguir:


"Equipe tá formada / o verde tá batendo
 gincana tá estourada / equipe verde tá fervendo...
Equipe verde trás (pausa) / paz, paz, paz, paz, paz, paz,
Chegamos e trazemos / paz, paz, paz, paz, paz (2x)
Invés de guerra, queremos paz, paz, paz, paz, paz,
paz, paz, paz, paz, paz, paz, paz, paz,
Equipe verde trás a paz, paz, paz, paz, paz."


     Parabéns a todos os alunos que participaram da gincana e aos pais, bem como à comunidade que contribuiu para com o evento. Parabéns a cidade de São Francisco pelos seus 58 anos!

domingo, 8 de maio de 2016

Filosofia e Direito

Prof. Junio Sato, em palestra, na EE
Orestes F. de Toledo, Abril de 2016.




     Em dezenove de abril, na EE. Orestes Ferreira de Toledo, o Prof. Junio Sato, esteve ministrando uma palestra sobre "Filosofia e Direito. Um olhar interdisciplinar" junto aos alunos da segunda série A e B, do período matutino.

Alunos das 2 séries A e B da  EE Orestes
Ferreira de Toledo, em palestra. Abril 2016
     Depois de cada turma estudar a situação de aprendizagem 2, do volume 1, do Caderno do aluno, cujo tema foi "Introdução sobre Ética" o fechamento dessa unidade foi com a palestra sobre Filosofia e Direito, preparando, assim, os alunos para o próximo seminário, onde irão apresentar os imperativos categóricos presentes nos vários documentos brasileiros.


    


   
    A partir dos filósofos contratualistas (Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau) a história sobre a evolução do pensamento político e ético na Cultura Ocidental foi desenvolvido com relação a cada época. Cada filósofo vê o ser humano de um jeito. 

     Hobbes vê o Homem como egoísta e mau, agressivo, "lobos contra lobos". Locke defende o direito natural que garante o direito à vida, à liberdade e à segurança, tendo a propriedade como fundamental para a liberdade. Contrariando, Hobbes, o filósofo francês Rousseau defende o ser humano nasce bom, mas a sociedade corrupta é que o corrompe.

     A interdisciplinariedade proposta na palestra permitiu com que os alunos fizessem perguntas sobre o Código Penal e o Código Civil, assim encerrando a manhã filo-jurídica.
    
      Nossos agradecimentos ao Prof. Esp. Junio Sato pela disposição em vir de Fernandópolis até Palmeira D´Oeste e enriquecer nossas aulas de Filosofia.

Professores palestrantes junto com o
vice diretor Mario. Abril 2016..
Grupo de alunas 2A participantes da
palestra sobre Direito. Abril 2016.



Filosofia e inclusão

     Inclusão é um termo que faz parte em muitas repartições públicas, pois os direitos humanos estão presentes no menor gesto de uma pessoa para com a outra.
     Na EE Orestes Ferreira de Toledo, situada em Palmeira D´Oeste, SP, no noroeste paulista, os cuidados com os colegas de classe têm sido gratificante, principalmente com aqueles que necessitam de uma atenção especial, seja no sentido físico-psicomotor quanto no sentido intelectual.

Mike, 2C em cadeira e mesa
apropriada para estudar em sala
de aula, EE Orestes, Março 2016.

  O estudante Mike, da segunda série do ensino médio, depois de montar um projeto sobre a acessibilidade para os alunos que têm necessidades especiais, recebeu, após um ano, uma mesa, uma prancheta e uma cadeira adequada para passar as horas de estudos em sala de aula, de modo mais confortável.

Alunos 2C, Leonardo, Gustavo e Mike,
apresentando o projeto sobre acessibilidade
EE Orestes F. Toledo. Março 2016.
      Sua condição abriu espaço para outros alunos com necessidades especiais, promovendo, assim, também, a solidariedade e o cumprimento de normas já existentes na área da Educação brasileira.

       A inclusão de portadores de necessidades especiais não tem prejudicado o andamento das atividades em aula; porém, quando a sala de aula é numerosa o aluno que ainda não tem uma certa autonomia pedagógica, fica à mercê do professor ter um tempo para atendê-lo, e, aí, a classe fica um período sem a devida atenção também, caso não haja um professor auxiliar.

     Nesse sentido, a solidariedade é o resultado da boa convivência entre todos que compreendem que o Conhecimento se constrói no coletivo. Por isso, a Filosofia tem procurado despertar entre os jovens o respeito pelo outro em todos os seus aspectos e dimensões sociais.

     Parabéns ao Mike pelo exemplo de superação, pelas medalhas nas Olimpíadas Brasileira de Matemática e por mais um ganho em seu direito de estudar com qualidade.

domingo, 1 de maio de 2016

Panorama da História da Filosofia

Alunos da 1B apresentando os
 Pré-socráticos em seminário, em
EE Orestes F. Toledo; março 2016.

     A nova geração de alunos da primeira série do Ensino Médio deste ano letivo fez, pela primeira vez, contato com a História da Filosofia.

     Cada grupo teve o compromisso de pesquisar o contexto de época das escolas filosóficas, suas principais preocupações, os filósofos representantes mais importantes de cada período para entender como começou os estudos sobre a natureza tanto cósmica quanto da natureza humana.









Alunos da 1C da EE Orestes Ferreira de
Toledo, em seminário; março 2016.
    
            Mesmo que tímidos, achando graça dos nomes gregos estranhos aos ouvidos, aos poucos os adolescentes foram apresentando o objetivo de como cada filósofo via o mundo, buscando entender desses mesmos estudiosos o surgimento da Matemática, da Física, da Química, da Biologia, enfim, o primórdio do que seria chamado no período Moderno de Ciências.
     



Alunos 1A apresentando Socráticos.
Março 2016.
 
Alunas 1A com cartaz sobre Patrística
EE. Orestes F. de Toledo; março 2016























    Com a passagem do período cosmológico para o período socrático, a natureza humana passou a ser o foco das investigações sobre o Homem, tendo em vista que as cidades-estados (pólis) conviviam com seus conflitos políticos, como: justiça, educação, ética, política, virtude, etc.

     A investigação filosófica,  a partir do século V antes de Cristo, concentrou-se na alma humana, o que ocorreu o nascimento da metafísica, da lógica, como forma de buscar compreender o próprio ser.




Grupo de alunas 1A sobre Escolástica
Março 2016




Grupo de alunos 1C sobre escolas
medievais; março 2016























     Com o surgimento do Cristianismo, a alma humana passou a ser o centro das reflexões, o que ocasionou problemas oriundos da fé cristã, que desenvolveu uma lógica teocêntrica.
 






                                                                                                                                                                                                        Os conceitos elaborados pelos filósofos medievais foram vistos ou rejeitados pelos pensadores do período moderno, causando inúmeras mudanças políticas e culturais, econômicas e sociais. Primeiro com o Descartes, racionalista, depois surgiram mudanças com os empiristas, tendo John Locke como um dos pioneiros.
     Assim, ao revisitar e entender o panorama da História da Filosofia ao longo dos séculos, os estudantes comprometidos com o ensino e a aprendizagem passaram a entender como as Ciências são "filhas" que estudam o ser de modo mais específico.
      Cabe ao Conhecimento Filosófico manter as indagações sobre a mente, a linguagem, os avanços tecnológicos, enfim, as atitudes humanas, no período contemporâneo, defendendo a preservação da natureza e qualidade de vida.




Classe 1C em seminário sobre
panorama da História da Filosofia,
março 2016.


     Durante as próximas aulas, o curso do ensino médio dará continuidade sobre as áreas da Filosofia, clareando assim, a formação dos conceitos, o porquê dos filósofos continuarem a investigar os problemas do mundo, bem como refletir e buscar soluções práticas para o ser humano viver num mundo de paz.




De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...